As principais doenças no couro cabeludo e como tratá-las

Depois da pele, uma das principais preocupações das pacientes que visitam meu consultório são os cuidados com os cabelos. Quando falamos em queda, por exemplo, existem dois motivos para isso acontecer. O primeiro deles é o excesso de química e falta de cuidado com os fios e o segundo são as doenças que podem atingir o couro cabeludo – que gera sempre muita dúvida. Para esclarecer, listei as principais doenças de couro cabeludo e como tratá-las.

Alopécia

O que é?

Também conhecida como calvície, a alopecia é, na maioria das vezes, genética. Sua principal característica é a queda contínua dos fios. Primeiro notamos os cabelos com fios cada dia mais finos e depois eles caem e param de crescer. Também é característico da alopecia as chamadas “entradas”, em que a linha de implantação dos cabelos vai se retraindo cada vez mais.

Como tratar

O tratamento é feito, principalmente, com administração de remédios que devem ser tomados (via oral) e a mesoterapia capilar – em que aplicamos ativos diretamente no couro cabeludo do paciente.

Dermatite Seborreica

O que é?

Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica nos cabelos é causada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo – e isso se deve há vários fatores, como o aumento  de estresse, tempo frio (sendo conhecida como uma das doenças de pele no inverno) e alteração na produção de sebo, pelas glândulas sebáceas. Os principais sintomas são a descamação do couro cabeludo, possível queda de cabelos, coceira constante e vermelhidão. A dermatite seborreica também pode aparecer em outras regiões do corpo.

Como tratar

Para os fios, em especial, o tratamento é, principalmente, com a lavagem dos cabelos com xampus à base de ácido salicílico e antifúngicos, tudo indicado por sua dermato.

Psoríase

É uma doença bastante confundida com a caspa, porque ela tem apresenta descamação do couro cabeludo e vermelhidão. Mas, neste caso, a descamação é mais grossa e os fios podem vir junto com ela. A causa pode ser hereditária, de estresse, oleosidade, consumo de bebidas alcóolicas em excesso ou falta de luz solar.

Como tratar

Durante o tratamento é recomendada a exposição a luz solar (sempre com proteção) e o uso de xampus à base de ácido salicílico e alcatrão.

Foliculite queloideana

O que é?

É uma chamada infecção crônica nos folículos pilosos da região da nuca. Bem mais comum nos homens, os sintomas da doença estão relacionados a fibroses, pequenas bolhas com pus e cicatrizes que aparecem na região da nuca – mas também pode atingir outras partes do corpo, com pelos. As causas estão ligadas principalmente a uma infecção causada pela bactéria Staphilococcus aureus.

Como tratar

Podem ser administrados antibióticos, corticoides e outros medicamentos para quem apresenta a doença, tudo vai depender do estágio em que ela está.

Gostou? Então se tiver mais alguma dúvida sobre doenças de pele e cabelo é só compartilhar comigo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo