Dicas para usar a máscara sem erros

Troque sua máscara a cada duas horas e higienize bem.

As máscaras já viraram acessório obrigatório na prevenção contra o coronavírus. Elas diminuem bastante as chances da propagação, ainda maior, do vírus. Mas é preciso tomar alguns cuidados ao usá-las para manter sua eficiência.

Máscara descartável ou de pano

O ideal era que todos nós usássemos as máscaras descartáveis. Mas, diante da necessidade que os profissionais da saúde têm e da escassez do produto no mercado, o indicado é que você utilize máscaras reutilizáveis, de pano. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é que as máscaras descartáveis sejam usadas pelos profissionais da saúde, e por aqueles que estão com suspeita ou confirmação do covid-19.

Que tipo de pano deve ser usado em sua máscara

Atenção: ao contrário do que muitas pessoas dizem, máscara de TNT não é reciclável. As máscaras reutilizáveis devem ser feitas de pano e de preferência 100%, ou pelo menos 90% de tecido de algodão. As máscaras também devem ter, se possível, camada dupla de proteção. Elas também devem estar bem justas ao rosto, evitando frestas, e cobrindo a boca e o nariz.

Quantas máscaras você precisa ter?

Você precisa trocar sua máscara a cada duas horas, por isso, se você está trabalhando em ambiente externo, com pessoas que não sejam da sua casa, o ideal é ter, pelo menos, 4 máscaras. Se você pegar transporte público, acrescente mais duas máscaras na conta (lembrando que você deve trocar a máscara do transporte público ao chegar no local de trabalho).  Se a máscara tiver úmida no período antes de duas horas, também faça a troca. Lembrando que a indicação é de que a máscara reutilizável seja utilizada até 30 vezes – se antes desse período você notar o elástico frouxo, ou algum tipo de furinho, também é preciso descartar e usar outra máscara.

Como retirar e colocar a máscara

Esse é um momento que você deve ter extremo cuidado. Para colocar a máscara, lave bem as mãos com água e sabão, pegue a máscara pelo elástico e coloque – sem tocar na parte de pano – atrás das orelhas, depois, certifique-se de que o nariz e a boca estão tampados. Na hora de retirar a máscara, faça o mesmo. Lave às mãos com água e sabão e retire a máscara pelo elástico. Depois que retirar, lave novamente às mãos ou higienize com álcool 70%. 

Como lavar suas máscaras

Quando você estiver fora de casa e precisar trocar sua máscara, coloque em um saquinho plástico e amarre bem, até estiver em um ambiente que possa higienizá-la. Para a higienização da máscara, a recomendação do Ministério da Saúde é de que você as deixe imersas em uma solução com água sanitária e água (10ml de água sanitária para 50ml de água) e deixe por 30 minutos. Após isso, lave a máscara com água e sabão, deixe secar no sol e, por último, passe com o ferro quente. Se não for usar sua máscara depois de limpa, busque guardá-la em um saquinho plástico limpo. Lembrando que sua máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada com ninguém.

E você, gostou das dicas? Se você tiver mais dúvidas, pode enviar no meu Instagram @adrianacairodermato. Terei  prazer em responder a todas elas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo