Vitamina D x Coronavírus: qual é essa relação?

Queridos, uma questão tem preocupado bastante nós do mundo da dermatologia. É que muitas notícias falsas acabaram disseminando que quanto mais vitamina D nós tivemos, mais nosso organismo estaria protegido do coronavírus. E essa afirmação fez com que muita gente corresse para tomar, em excesso, suplementos de vitamina D ou tomasse sol da maneira errada e sem proteção.

Alerta a essas notícias e especulações, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), divulgou uma nota dizendo que não há provas científicas suficientes que provem que a vitamina D pode ter alguma relação com a prevenção do coronavírus. Claro que, assim como as outras vitaminas, ela é, sim, essencial para fortalecer seu sistema imunológico – e, com o sistema imunológico mais forte, nosso risco de ter qualquer doença diminui.

Vitamina D na dose certa

Por isso, a recomendação é que você não exagere nas doses de vitamina D. O ideal é sim, mantê-la em dia da maneira que conhecemos: tomando dez minutinhos de sol todos os dias. Prefira o sol do início da manhã ou fim da tarde e, passe protetor solar antes de se expor – principalmente no rosto. E, de acordo com a SBD, para quem já tem deficiência da vitamina D, o ideal é manter o tratamento com suplementação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo