You are currently viewing Coisa de Pele: esclerodermia e estrias

Coisa de Pele: esclerodermia e estrias

Olá Dra. Adriana, tenho esclerodermia e todos os dermatologistas consultados dizem não  haver tratamento ou cura, tampouco souberam me dizer a causa… A pele fica muito ressecada, manchada e, quando repuxada, doí .. Ha algum tratamento? Casei ha pouco tempo e tenho medo que no caso de uma gravidez esse problema de pele dificulte a gestação  Existe contra-indicação? Pode passar para o bebe ou evoluir para algo mais grave? – Alinne Rosa

 

A esclerodermia é uma doença autoimune, possivelmente de origem genética. Existem variantes podendo ser exclusivamente cutânea ou sistêmica, que compromete todo o organismo. A pele fica com um aspecto endurecido e mais fino que os outros locais.

 

As formas exclusivamente cutâneas não comprometem a gestação, mas por precaução deve-se procurar um médico reumatologista para avaliar o comprometimento do organismo como um todo, inclusive para outras doenças autoimunes.

 

O tratamento é mesmo limitado. Compreende apenas em cremes hidratantes para aliviar os sintomas. Alguns estudos sugerem suplementação com vitamina E ao dia para melhorar do quadro.

 

Estou grávida de cinco meses e tenho usado óleo de amêndoas para prevenir estrias. Gostaria de saber se essa, realmente, é a melhor maneira de prevenção ou se existem outras opções. Obrigada! – Fernanda Rocha

 

O óleo de amêndoa é bem empregado para prevenção de estrias com excelente custo benefício. Alem dele existem os óleos de maracujá  framboesa, uva e o de rosa mosqueta para complementação  Existe um novo ativo manipulado “regu-stretch” que também pode ser usado em gestantes. (Procure um dermatologista que possa lhe prescrever a receita). Mas vale lembrar que de nada adiantam os cremes se a gestante engordar muito na gestação e também existe um fator genético importante que não pode ser deixado de lado.

 

Fonte: Delas – iG

Deixe um comentário