Tudo o que você precisa saber sobre dermatite atópica

De vez em quando, gosto de ter um texto aqui no meu Blog falando um pouco sobre as doenças de pele mais comuns, e hoje é dia de falar da dermatite atópica. No geral, a dermatite é causada por um quadro de alergia a algum produto (essências de sabonetes, perfumes, produtos de limpeza etc.) ou mesmo por um tipo de tecido de roupa ou alguns alimentos. Mas em todos esses possíveis casos, é bom lembrar que a dermatite atópica  não é contagiosa.

Sintomas

Os principais sintomas da dermatite atópica são a coceira e a formação de eczema. A pele fica bastante seca, com uma região específica apresentando vermelhidão e podem aparecer bolhas. Esses ferimentos e coceiras aparecem, principalmente na região dos braços e dobras dos joelhos. A coceira pode irritar inclusive a região das unhas e abrir espaço para a contaminação de bactérias. Em alguns casos mais graves, a doença pode vir acompanhada de sinusite, rinite e até pneumonia de repetição.

Tratamentos

No tratamento da dermatite atópica, buscamos controlar a coceira e reduzir a inflamação da pele, que fica muito ressecada. Por esse último motivo, a hidratação é sempre bastante conveniente. Podem ser indicados sabonetes especiais, remédios via oral para diminuição da coceira alérgica, cremes e pomadas que podem conter corticoides (que devem ser sempre controlados). E, nos casos mais graves, podem ser indicados tratamentos com fototerapia e medicamentos mais específicos. Lembrando sempre que você deve fazer esse tratamento com seu médico e nunca se automedicar – o que pode piorar o quadro.

Prevenção

O principal modo de prevenir a dermatite atópica é manter a pele hidratada, evitar que ela fique muito seca e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, fortalecer a barreira da pele (evitar o uso de esponjas durante o banho, por exemplo, pode ajudar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo