Muitas pacientes chegam por aqui reclamando das temidas olheiras. A chamada hipercromia peri orbicular é causada, na maioria das vezes, por razões genéticas, mas outros motivos podem piorar a situação, como poucas horas de sono, crises alérgicas (em especial, a rinite) ou alterações hormonais.
Tratamentos para olheiras
Antes de indicar os melhores procedimentos para acabar com as olheiras, costumo lembrar minhas pacientes que o estilo de vida também pode ajudar. Dormir, pelo menos 8 horas por noite, por exemplo, é fundamental para conservar os hormônios produzidos durante o sono – que dão mais brilho e vitalidade para a nossa pele.
A diminuição na velocidade da circulação sanguínea embaixo dos olhos faz com que as olheiras sejam ainda mais aparentes, por isso, no consultório recomendo alguns tratamentos que aumentam essa circulação. Um deles é o laser de luz intensa pulsada – que gera calor na região, capaz de aumentar a circulação na região e ainda destruir os pigmentos que causam a coloração escura da olheira.
Outro procedimento também bastante indicado para olheiras é o preenchimento local com ácido hialurônico. Esse tratamento funciona como uma barreira entre a pele e o local dos vasos sanguíneos, o que faz com que as olheiras fiquem quase invisíveis.
Posso ainda indicar alguns cremes para amenizar os efeitos das olheiras, principalmente os com componentes como a vitamina K. Outra dica caseira que costuma dar certo são as compressas geladas na região, mas vale lembrar que o efeito tem pouca duração.