Perguntas e respostas sobre Lúpus

Manchas vermelhas na pele, inchaço e febre são apenas alguns dos sintomas do Lúpus, uma doença autoimune que atinge, pelo menos, 65 mil brasileiros. Para ajudar você a descobrir um pouco mais sobre como essa doença pode surgir e os tratamentos disponíveis, resolvi escrever este texto.

Como surge o Lúpus?

O Lúpus é considerado uma doença de origem autoimune, que provoca a produção exagerada de anticorpos contra as próprias células do nosso organismo – o que pode provocar lesões em diversos órgãos do corpo. O surgimento do Lúpus está ligado a vários fatores, como genética, hormônios e exposição solar em excesso, sem proteção (por isso falo tanto por aqui da importância do filtro solar, não é mesmo?).

Quais são os tipos de Lúpus?

O Lúpus Cutâneo e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) são os mais comuns. O primeiro, que é o caso que mais chega em meu consultório , atinge principalmente a pele, já o segundo é comum em outros órgãos do corpo humano, como rins, articulações, pulmão e até mesmo o cérebro.

Quais são os sintomas mais comuns?

A principal reclamação de quem chega por aqui com Lúpus Cutâneo (na pele) é baseada nas manchas avermelhadas, que podem descamar e causar cicatrizes. Essas manchinhas surgem principalmente quando o paciente está exposto ao sol, já que o Lúpus deixa nossa pele mais sensível. Quem tem Lúpus em outras partes do corpo, pode ter os sintomas mais variados, como queda de cabelo, falta de ar, dores nas articulações, desmaios, fibroses entre outros.

Como tratar a doença?

Sempre dizemos que o tratamento do Lúpus varia de acordo com a região onde a doença está agindo. Em cerca de 80% dos casos, o Lúpus atinge a pele. E para esse quadro, o ideal é procurar uma dermatologista. Eu costumo avaliar caso a caso, mas em geral, peço um cuidado muito especial no sentido de evitar a exposição solar e também receito medicamentos antimaláricos – capazes de reduzir a inflamação na pele. Para casos mais agressivos de Lúpus, a internação pode ser necessária para que a imunidade seja reduzida. Nestes casos, também pode ser requisitada uma equipe médica multidisciplinar para o tratamento da doença, que envolva dermatologistas, neurologistas (no caso da doença atingir a parte cerebral), reumatologistas e pneumologistas.

Posso prevenir o aparecimento da doença?

De maneira geral, os médicos costumam dizer que essa não pode ser uma doença evitada, por ser causada por fatores genéticos. Mas, eu costumo dizer que, assim como outras doenças, quanto mais cedo se descobre o Lúpus, melhor é para tratar. E para isso, fazer exames preventivos é fundamental. Quando nos deparamos com um diagnóstico de Lúpus, dobramos a atenção com exposição solar e outros cuidados que conseguem fazer com que a doença não avance.

Um comentário sobre “Perguntas e respostas sobre Lúpus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo