Tudo o que você precisa saber sobre Erisipela

De vez em quando, gosto de falar aqui sobre os sintomas e tratamentos de algumas doenças dermatológicas, e a Erisipela é uma delas. Ela é uma condição inflamatória da pele, causada por bactérias que penetram no corpo de diversas maneiras. Pode ser que a Erisipela entre na sua pele por um ferimento aberto, picadas de insetos, micoses ou qualquer outra “abertura”. Uma vez dentro da pele, as bactérias se disseminam nos vasos e podem afetar tanto a pele, quanto os tecidos. A  doença acomete, em especial, diabéticos e obesos.

Sintomas

Os sintomas estão relacionados ao grau de gravidade da Erisipela. Hoje, as pesquisas mostram que cerca de 80% dos locais mais afetados pela doença são os membros inferiores, em especial, as pernas. Quem tem Erisipela tem, principalmente, dor no local afetado, vermelhidão na pele e inchaço. Podem surgir também sinais de mal-estar como fadiga, febre e calafrios. Em alguns casos mais graves da doença, é possível notar a formação de bolhas e o escurecimento da região atingida. E, na mais grave das situações, é possível que aconteça uma infecção generalizada, se a doença não for tratada.

Tratamento

Tratar a doença já nos seus primeiros sintomas é superimportante. Na grande maioria dos casos, a indicação é de anti-inflamatórios e antibióticos indicados pela dermato. O tratamento pode durar até, cerca de 15 dias. Neste período é importante repousar a área afetada e evitar exercícios físicos. Caso a doença esteja no seu estágio mais avançado, pode ser que uma internação hospitalar, para administração dos antibióticos em via venosa, seja solicitada pelo médico.

E para você evitar a doença, busque ter sempre uma alimentação saudável – evitando o sobrepeso, controle seus níveis de diabetes e faça a prevenção da micose (enxugue bem os pés, evite sapatos fechados em dias quentes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo