Dezembro laranja, mês escolhido para a conscientização do câncer de pele ficou no ano passado, mas a intensidade do sol permanece forte e a atenção para com a nossa pele deve ser redobrada agora em janeiro também. Sim, o sol é o principal vilão da doença e se proteger dos raios solares é o meio de prevenção mais eficaz.
Existem três tipos de câncer de pele: Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e o Melanoma. O último é o mais temido, mas os outros dois tipos também exigem atenção. O Espinocelular que pode causar metástase, atingindo o cérebro, ossos, pulmões e fígado. Já o Basocelular, dos malignos, é o menos pior.
Quem tem mais facilidade em ter câncer de pele
Melanoma: pessoas brancas, de olhos claros e pessoas que não tomam sol com frequência e, em algum momento, ficam muito tempo expostas ao sol.
Carcinoma Espinocelular: as que tomam sol o tempo todo sem proteção, principalmente nas orelhas e no nariz. Os imuno suprimidos também estão no grupo de risco, principalmente os transplantados renal e pacientes com hepatite B e C.
Basocelular: quem fica muito tempo foto expostas. As partes do corpo que mais ficam expostas ao sol são as mais afetadas, como orelhas, nariz, couro cabeludo, pernas e nuca.
Protetor solar já!
O protetor solar é fundamental, é o primeiro ato de prevenção contra a doença. Quando você for à praia ou à piscina, além de passar protetor antes de vestir o biquíni, use também chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção solar. Reaplique o protetor toda vez que entrar na piscina ou no mar. E, se puder, evite se expor ao sol entre 09h e 15h.