You are currently viewing Tudo o que você precisa saber sobre Melasma

Tudo o que você precisa saber sobre Melasma

Uma das maiores dúvidas das mulheres que me escrevem é sobre o melasma. Por isso, resolvi fazer esse texto aqui no meu Blog esclarecendo algumas das questões que mais me perguntam. Confira (e se ficar alguma dúvida, é só enviar uma mensagem para gente, ok?).

Qual é o aspecto da mancha de melasma?

As manchas de melasma são geralmente de cor acastanhada e com formato irregular. Elas podem aparecer principalmente no rosto (testa, nariz, lábio e maçã do rosto) ou, mais dificilmente, em outras partes do corpo como pescoço, braço ou colo.

Por que tenho melasma?

As causas do melasma podem ser várias. A primeira delas é a condição genética, outra bem comum é a gravidez – por conta dos hormônios a todo vapor em nosso corpo – em alguns casos, o uso da pílula anticoncepcional também pode causar o melasma. Por isso, observamos as manchinhas mais em mulheres. Ah, e, claro, a falta de fotoproteção também pode ser uma grande causadora das manchas, então, não esquece do filtro solar!

Como posso tratar as manchinhas de melasma?

Primeiro de tudo, para não agravar ainda mais as suas manchinhas, capriche na fotoproteção, usando o filtro solar mais indicado para seu tipo de pele. E, em segundo lugar, é sempre bom vir ao meu consultório para que eu possa indicar o melhor tipo de tratamento para seu caso. Já falei por aqui sobre os melhores tratamentos para melasma, mas vale a pena relembrar que os principais são:

  •         Lasers: para os casos de melasma, o que mais costumo indicar é o laser não ablativo fracionado. Um tratamento que pode durar algumas sessões, dependendo de cada caso, com intervalos de 30 dias, em média. 
  •         Peeling químico: além de ajudar a clarear as manchas de melasma, a técnica do Peeling pode também ajudar na hora de melhorar a textura da sua pele.
  •         Ácidos: que devem ser indicados pela dermatologista, em casos um pouco mais intensos. Um dos mais usados é o tranexâmico – que estimula a produção da melanina.
  •         Cremes: também indicados pela dermatologista. Uma das novidades nesta área, é o creme Cysteamine, derivado de uma substância da nossa pele que produz a melanina e reduz, significativamente, as marcas pigmentadas.

Gostou? Mande suas perguntas ou sugestões do que gostaria de ver no meu Blog, atenderei, sempre que possível, com o maior prazer!

Deixe um comentário