Manchas brancas na pele: cuidados e diagnóstico

Sempre alerto minhas pacientes que qualquer manchinha na pele merece atenção e diagnóstico, no caso das marquinhas brancas que aparecem do nada, não é diferente. Elas podem ter causas mais simples, como o excesso de sol, ou mais complexas como o vitiligo, por isso o diagnóstico é fundamental. Para ajudar você a identificar porque as marcas brancas andam aparecendo no seu corpo, listei aqui as causas mais comuns:

Excesso de sol

Quando você se expõe ao sol por muito tempo, sem protetor solar, pode se deparar com manchinhas brancas espalhadas, principalmente pelo rosto e nos braços. Essa causa pode estar ligada à exposição dos raios solares, sem proteção. E é também  mais recorrente em pessoas com pele seca. Por isso, além de usar filtro solar é importante também usar um creme hidratante, para evitar o ressecamento da pele.

Pano branco

Se você notou manchinhas brancas agrupadas, principalmente nas costas, pode ser micose, conhecida popularmente como pano branco. O fungo causador dessa micose gosta de áreas mais oleosas da pele, e aparece quando nosso sistema imunológico está em baixa. A cor branca é explicada pelo fato de que o fungo causador (Malassezia furfur) produz o ácido azeláico, que não permite a produção de melanina na região atingida, quando exposta ao sol. Assim, é comum ter a pele toda bronzeada, exceto a área atingida por essa micose. O ideal é tratar com pomadas antifúngicas, indicadas pela dermatologista.

Vitiligo

Outro motivo que pode fazer as manchinhas brancas surgirem na pele é o vitiligo. A causa para o aparecimento da doença ainda é desconhecida, embora algumas pesquisas a relacionam à hereditariedade. A área branca na pele é explicada pelo fato de que o vitiligo destrói as células que tem o pigmento responsável pela cor da pele. O tratamento  deve ser sempre indicado pela dermatologista. Recebo aqui na minha clínica diferentes estágios de vitiligo, em alguns deles indico medicamentos e, em outros, posso indicar técnicas como laser. Tratar a doença é muito importante para impedir que ela se espalhe em outras regiões do corpo, mas vale lembrar que é um tratamento prolongado, que requer paciência.

Sardas

Principalmente depois dos 40 anos, é possível notar sardas brancas na região dos braços, peito, mãos e costas. Essas manchinhas também são resultado do excesso de sol ao longo dos anos, sem proteção. Para evitar que elas apareçam mais ainda, não deixe de usar diariamente o filtro solar. O tratamento depende de cada caso, mas em algumas pacientes recomendo o procedimento a laser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo