Muitas pacientes gravidinhas chegam ao meu consultório com uma dúvida: “Como evitar as estrias?”. Essa dúvida surge, aliás, mesmo quando elas estão pensando em engravidar. A gente sabe que no período de gestação muitos tratamentos estéticos são evitados, mas a notícia boa é que com algumas dicas básicas você pode, sim, evitar as temidas estrias antes, durante e depois dos nove meses de espera do seu bebê. Olha só:
- Hidrate e … hidrate mais!
Hidratação da pele é fundamental sempre, mas na gravidez é mais importante ainda. As estrias aparecem na gravidez porque, conforme a barriga cresce, a pele estiva e há a destruição das fibras elásticas. Os cremes hidratantes e óleos, ricos em vitamina E, ajudam a aumentar a elasticidade da pele – logo, diminuem o aparecimento das estrias. Então, a minha recomendação é sempre hidratar a pele (com o hidratante indicado pela dermato para o seu tipo de pele) e usar óleos, como de amêndoas.
- Massagens para relaxar e se cuidar
Além das massagens para as futuras mamães ajudarem a dar aquela relaxada, elas também são ótimas na prevenção das estrias. A massagem, feita da maneira correta por um profissional, ajuda a aumentar a elasticidade da pele e diminui a tendência das estrias aparecerem. E isso vale tanto para região da barriga, quanto para a das mamas – que também crescem e têm a tendência de desenvolver estrias.
- Cuide da sua alimentação
Alimentação adequada durante a gestação é ideal, inclusive para transmitir os nutrientes ao seu bebê e para cuidar da sua saúde. Com e a pele não é diferente. Alimentos ricos em vitamina C, por exemplo, como as frutas cítricas, ajudam a estimular a produção de colágeno – que é um ótimo aliado para o combate às estrias. Ah, e não se esqueça da hidratação interna: tome sempre a quantidade de água certa e não troque a bebida por sucos muito açucarados ou refrigerantes.
Combinado? Para as futuras-mamães que quiserem mais dicas sobre os cuidados nesta fase. É só enviar sugestões de assuntos para eu falar por aqui!